Divulgados os resultados do SAERJ 2015

25 de março de 2016

Interessados podem acessar participação e desempenho das escolas avaliadas

Com o intuito de prover o diagnóstico da educação ofertada pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e pelas redes municipais participantes, a Secretaria de Estado de Educação divulga os Resultados por Escola da edição 2015 da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ).

Nesse ciclo, o SAERJ avaliou o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular e especiais – como correção de fluxo e educação para jovens e adultos.

Os Resultados por Escola são fruto da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e consideram, na proficiência média da escola, da DRP ou do município e da rede pública de ensino – estadual ou municipal –, a capacidade estimada de resolver tarefas e o desenvolvimento de habilidades e competências aferidas pelo teste padronizado de desempenho.

Com os resultados, os profissionais da escola podem aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, a fim de melhorar a qualidade da educação.

Em breve, os educadores têm acesso aos materiais de divulgação de resultados para análise das informações.