Tem início avaliação diagnóstica da Educação Básica do Rio de Janeiro

15 de junho de 2015

Em 14 e 15 de abril, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) avaliou a rede pública de ensino do Rio de Janeiro, por meio das provas da avaliação externa bimestral (SAERJINHO), cujo processo de avaliação faz parte do Sistema de Avaliação Externa da Educação Básica, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

As provas foram aplicadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Física, Química e Biologia. As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do SAERJINHO, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre. Nesse primeiro momento, os alunos da 3ª série do Ensino Médio e do Curso Normal também foram submetidos a um teste de produção textual, conforme Matriz de Competências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes estadual municipal, além das três séries do Ensino Médio e módulos da EJA e Programa de Correção de Fluxo participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber, de maneira mais precisa, quais habilidades apresentam as maiores dúvidas e utilizar os resultados do SAERJINHO como ferramenta pedagógica na elaboração de estratégias para superar as dificuldades detectadas.

A próxima etapa desta avaliação está prevista para os dias 30 de junho e 1º de julho.